sábado, 20 de janeiro de 2007

Comunicação...

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Como sabem, existem uma infinidade de maneiras de comunicar. Temos como exemplos, os sinais de fumo (pouco viável devido à poluição), a língua gestual, a fala, a escrita, entre outras… englobando aqui tudo o que permita interagir com as outras pessoas e efectuar algum tipo de troca de informação…
As novas tecnologias permitem-nos uma comunicação mais célere, mais fiável, permitindo ainda estarmos sempre contactáveis (pelo menos nos sítios onde existe rede), sim… é verdade caro leitor… estou a falar das comunicações móveis e portáteis… é capaz de não acreditar… mas hoje em dia existem telemóveis tão sofisticados… mas tão sofisticados, que dão para fazer quase tudo… mas mesmo quase tudo… até dão para telefonar… pois é… é verdade…
Com o telemóvel (e como não podia deixar de ser, assim que começou a ser possível) proliferou aquilo a que vulgarmente se chama “Olha depois manda-me uma mensagem”, também apelidado de “Síndrome de Macho Sedutor”, conhecido também como o Serviço de Mensagens Curtas ou Short Message Service, cuja sigla é “SMS”… a adesão a este tipo de serviço foi tão imediata e tão forte que existe quem exclame… “-Para quê teclados com cento e cinco teclas ou mais! … é só gastar teclas!... nós só temos dez dedos!... basta um teclado com doze ou catorze teclas!... QWERT!!... o que é isso!... teclados 123 isso é que são teclados!...”Devo admitir que o SMS, facilitou bastante a comunicação e as relações entre as pessoas… ainda sou do tempo em que para meter conversa com uma miúda, tinha que se meter mesmo conversa, e não podia ser do tipo… “- Tá sol?..." e ela respondia… "-Tá!.." e nós..." -Faz calor?..." e ela… "–Pois…” a terceira pergunta já estava a miúda a milhas… não sei se estão a ver… ou a conversa era realmente cativante ou a falar do tempo… bem… não sei se estão mesmo a ver… agora com o SMS tudo é mais fácil… a única frase necessária é “ diz-me o teu numero de telefone…” e a partir dai é gastar o teclado ao telemóvel e mandar mensagens do tipo “Eu existo! Tu existes! E o amor é tudo o que conta!”… o pior é mesmo quando marcam um encontro, ou sentam-se numa mesa do café, a enviar SMS um ao outro, ou então quando se vêem dizem um para o outro... 652!… Equivale a isto( e salvaguardando algum erro), a olá, com o telefone em escrita inteligente…

3 comentários:

Bárbara Quaresma disse...

Isso de dizer que os SMS facilitaram bastante a comunicação e as relações entre as pessoas é uma falsa questão...
É verdade que através das mensagens escritas começámos a dizer coisas a algumas pessoas que, de outro modo, nunca chegariamos a dizer e, por esse motivo, é também verdade que iniciar uma relação com alguém do sexo oposto se tornou num processo bem mais fácil... O problema é que, com tanta celeridade, nos esquecemos do mais importante: o tempo de que necessitamos para cimentar uma relação. Mas, no fim de contas, isso também não é problema, pois a ideia dos SMS passa por se conquistar várias pessoas ao mesmo tempo. Depois...bem...é escolher a que nos agrada mais!!!

Anónimo disse...

Penso mesmo que o pior é quando recebemos daquelas mensagens que se enviam para toda a gente... Onde está a inspiração e a originalidade dos nossos "machos latinos"?!

Anónimo disse...

Linguagem há que tecnologia alguma conseguirá substituir. Chama-se linguagem corporal e consegue ser ao mesmo tempo tão simples e tão complexa. O ruborizar das faces, o arquear das sobrancelhas, a agitação das mãos, o tremelicar do pé esquerdo, o desvio inesperado do olhar, aquele gaguejar inoportuno, aquela voz de quem está quase a chorar, o brilho nos olhos, a aceleração quase indecifrável do coração, antes da taquicardia, o perfume novo, aquela roupa, a referência aquele assunto, a mudança de tom, aquele tom, a boca seca, ... é só estar atento...