quarta-feira, 14 de março de 2007

Insólito

Entrei num estabelecimento, e ao adquirir um produto, pedi ao senhor que me atendeu a correspondente “FACTURA”… bem… foi terrível… foi tipo… quando falta a luz… e fica tudo calado… mas aquele calado, bem abaixo dos 50 graus negativos, misturado com olhos raiados de sangue… rouquidão, suores frios, punhos serrados, aceleração cardíaca, entre outros… ficando os funcionários a olhar como se tivesse dito a maior ofensa e asneira do mundo… (pensei eu… que apenas com uma palavra consegue-se ofender bem mais, do que utilizado palavras do tipo, terminadas em alho, conjuntamente com o famoso vai pró… não é… basta dizer “passa-me a factura”) … bem… depois deste mesclado de reacções, o individuo agarra coragem e pergunta: "Precisa mesmo da factura?... Ela não serve para nada!..." Será que aquele conceito de que uma factura é um documento fiscal que representa uma venda, não lhe diz nada!!!… Provavelmente será por isso a tal inércia de passar facturas… e poder assim quem sabe fugir ao fisco… será??!!… bem após a insistência lá passou a factura…
Quando sai do estabelecimento, e ao passar pelo primeiro transeunte o bom dia foi substituído pelo obrigado, achei estranho mas não liguei… depois outro e outro todos quanto passavam por mim proferiam a palavra obrigado… depois os Bombeiros… a faixa… etc…

2 comentários:

C Geria disse...

Depende sempre do sítio. Existem certas bombas de gasolina em que o senhor pergunta muito amávelmente:"Quer uma factura de quanto? Tenho aqui uma de 30€, 40€..." Da próxima vez, o melhor é pedir uma venda a dinheiro... talvez a dúvida fosse essa.

Anónimo disse...

Então é mesmo verdade?! Não é só publicidade! :)